Como funciona a correção pelo CUB
Muitas construtoras cometem erros e consideram o CUB ineficiente porque não sabem como calculá-lo corretamente. No entanto, esse pensamento é equivocado, uma vez que o indicador pode ser muito útil quando utilizado adequadamente.
Embora o CUB não forneça custos de obra extremamente precisos, ele oferece uma projeção eficiente e com poucos desvios. Ao calcular corretamente, pode-se obter uma composição precisa de preços e custos na construção civil.
O cálculo do CUB é relativamente simples. Basta seguir a fórmula:
CUB = (preço de materiais + custo de mão de obra + preço de equipamento) / área construída
Ao realizar esse cálculo, a construtora obtém o custo por área, expresso em R$/m², fornecendo uma visão inicial do custo e do valor total do projeto durante as fases iniciais do planejamento.
É importante ressaltar que o resultado do CUB pode apresentar uma margem de desvio de até 20% em relação ao custo real. No entanto, é válido lembrar que essa projeção é uma ferramenta excelente, inclusive para análises de viabilidade mais eficientes.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.